Rússia e Estados Unidos iniciaram conversas sobre metais de terras raras e outros projetos conjuntos na Rússia, e algumas empresas já demonstraram interesse neles, disse o enviado de investimentos do presidente russo, Vladimir Putin, em comentários publicados nesta segunda-feira (31).
Em meio aos esforços do presidente dos EUA, Donald Trump, para acabar com a guerra na Ucrânia, a cooperação em minerais foi lançada por Kiev e Moscou, embora Trump tenha dito no domingo (30) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quer desistir de um acordo proposto.
Em fevereiro, Putin sugeriu que os Estados Unidos poderiam estar interessados na exploração conjunta de depósitos de metais de terras raras na Rússia, que tem a quinta maior reserva mundial de metais usados em lasers e equipamentos militares.
Kirill Dmitriev, enviado especial do Kremlin para cooperação econômica e de investimentos internacionais, disse ao jornal Izvestia que as conversas já haviam começado.
“Metais de terras raras são uma área importante para cooperação e, claro, iniciamos discussões sobre vários metais de terras raras e [outros] projetos na Rússia”, disse Dmitriev, que também é CEO do Fundo Russo de Investimento Direto.
Dmitriev, que fez parte da equipe de negociação da Rússia em conversas com autoridades dos EUA na Arábia Saudita em fevereiro, disse que algumas empresas já demonstraram interesse nos projetos, mas não nomeou nenhuma delas e nem deu mais detalhes.
Trump disse no domingo que estava “irritado” com Putin e imporá tarifas secundárias de 25% a 50% aos compradores de petróleo russo se sentir que Moscou está bloqueando seus esforços para acabar com a guerra na Ucrânia.
Ainda segundo Trump, a irritação começou após Putin criticar a credibilidade da liderança de Zelensky na semana passada. Posteriormente, o americano reiterou aos repórteres que estava decepcionado com o colega russo, mas acrescentou: “Acho que estamos progredindo, passo a passo.”
O controle da China sobre 95% da produção global e suprimentos de metais de terras raras, cruciais para indústrias como defesa e eletrônicos de consumo, fez com que o resto do mundo se concentrasse em tentar desenvolver seus próprios suprimentos.
O Serviço Geológico dos EUA estima as reservas de metais de terras raras da Rússia em 3,8 milhões de toneladas métricas, mas Moscou tem estimativas muito maiores.
De acordo com o Ministério de Recursos Naturais, a Rússia tem reservas de 15 metais de terras raras, totalizando 28,7 milhões de toneladas – conforme dados de janeiro de 2023. Outras 3,8 milhões de toneladas representam a quantidade de reservas em desenvolvimento ou prontas para desenvolvimento.
O Izvestia relatou que a cooperação pode ser discutida mais detalhadamente na próxima rodada de negociações Rússia-EUA, que podem ocorrer em meados de abril na Arábia Saudita.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br