Professor Emerson
colunista e colaborador do Portal Mariliense
Hoje, 18 de setembro participei da Caminhada promovida pela APAE de Marília em referência ao Setembro Verde, mês dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência e à conscientização sobre a importância de uma sociedade acessível e inclusiva.
Essa Campanha teve início em 2015, com o objetivo de reforçar a importância do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que é celebrado em 21 de setembro.
A campanha Setembro Verde é importante para sensibilizar a sociedade para a realidade das pessoas com deficiência e para importância da inclusão social.
Na caminhada de hoje realizada pela APAE, foi também salientado os direitos da pessoa com deficiência como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), 1/2 entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos, desconto na conta de luz, entre outros direitos.
Essas ações são importantes pois, procura conscientizar a população sobre as medidas de inclusão, garantir oportunidades e combater os preconceitos que possa haver.
Algo importante que devemos salientar é que pessoas com deficiência têm dificuldade de ter acesso a uma educação de qualidade que se adapte a suas necessidades, e, por isso muitos abandonam os estudos.
Como professor esse é um tema que muito me sensibiliza para que as escolas possam promover ações que realmente desenvolver atividades que auxiliem na construção do conhecimento de forma inclusiva e efetiva.
Essa é uma luta de todas as pessoas da sociedade, principalmente às que acreditam num mundo mais justo e com direitos que possam garantir a dignidade humana de cada pessoa.