spot_img
spot_img

SP: MP Eleitoral pede cassação de vereadores do PP por fraude em cota

Mais notícias

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo (MPE-SP) pediu a cassação de mandatos de vereadoras do Partido Progressistas (PP) no município de São Paulo, alegando que a sigla teria fraudado a cota de gêneros na eleição de 2024.

“Extrai-se dos autos que, para as Eleições Municipais Paulistanas em 2024, o Partido Progressistas lançou 37 candidaturas ao cargo de vereança, sendo 24 masculinas e 13 femininas. Porém, entre as candidaturas femininas, as candidatas Alzira Cândida de Souza, Doraci Pereira Chaves, Eliene Siqueira Ribeiro, Gilmara Vanzo Cristão e Renata Del Bianco Raiser obtiveram votações inexpressivas e não movimentaram recursos de campanha”, diz o documento, assinado pelo promotor de Justiça Eleitoral Cleber Rogério Masson.

Atualmente, a única vereadora em exercício pelo PP é Janaina Paschoal, que poderá ter o mandato cassado com base no pedido do MPE. Os outros eleitos pela sigla são Dr. Murilo Lima, Sargento Nantes e Major Palumbo.

No documento, o Ministério Público cita o caso a caso, alegando que o mais “emblemático” da fraude é o de Renata Del Bianco.

“Renata obteve apenas 121 votos, um número extremamente baixo e incompatível com o potencial que poderia alcançar, considerando seu expressivo número de seguidores nas redes sociais. Vale destacar que a candidata é apresentadora e atriz, e possui mais de 130.000 seguidores somente no Instagram”.

O promotor argumenta que se ela quisesse, de fato, concorrer ao pleito, teria utilizado o seu perfil como “vitrine”, mas que “não realizou efetivamente nenhuma propaganda eleitoral”.

De acordo com a legislação, em eleições para cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal, pelo menos 30% das candidaturas efetivamente lançadas por u partido devem ser destinadas à mulheres.

A CNN entrou em contato com o Partido Progressistas e aguarda retorno.

Del Bianco, descrita como um caso “emblemático”, foi procurada, mas ainda não houve retorno. A CNN também busca contato com as demais candidatas citadas por Masson.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
céu limpo
26.9 ° C
26.9 °
26.9 °
57 %
3.1kmh
0 %
qua
27 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
30 °
dom
27 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias