O play-in, etapa eliminatória que vai indicar os últimos quatro classificados para os playoffs da NBA, começa na próxima terça (15) e irá até a sexta-feira (18). Ainda que um objetivo secundário, uma marca que os jogadores vão poder tentar quebrar é a de mais pontos em uma única partida desta fase.
Criado em 2020, o atual formato do play-in entrou em vigor na temporada seguinte, 2020/21. Curiosamente, já naquela edição, estabeleceu-se o recorde da maior pontuação individual — e foi de um dos principais rostos jovens da liga: o ala-pivô Jayson Tatum.
Ainda como reflexo da pandemia de Covid-19, que fez a temporada 2019/20 ser disputada até outubro, com a reta final acontecendo na “Bolha de Orlando“, a fase regular de 2020/21 teve apenas 72 jogos, contra os tradicionais 82.
O Boston Celtics, liderado por Tatum, acabou na sétima colocação, com 36 vitórias, oito triunfos distante do Miami Heat, que acabou indo diretamente para os playoffs. A franquia de Massachusetts, então, teve que encarar o Washington Wizards, de 34 vitórias.
Dentro de casa, no TD Garden, em Boston, Jayson Tatum chamou a responsabilidade e anotou 50 pontos em 40 minutos e 37 segundos, com 14 acertos em 32 arremessos, sendo cinco de 12 em bolas de três, na classificação por 118 a 100.
Na sequência, porém, os Celtics ofereceram pouca resistência ao Brooklyn Nets na primeira rodada dos playoffs. O campeão naquela temporada acabaria sendo o Milwaukee Bucks diante do Phoenix Suns.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br