O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (27) que um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia está “muito bem avançado”, mas precisa ser finalizado antes de qualquer conversa sobre uma “força de manutenção da paz” na região.
“Temos que fazer um acordo primeiro. No momento, não temos um acordo. Temos a Rússia, temos a Ucrânia. Acho que estamos muito bem avançados; acho que a Rússia tem agido muito bem”, disse Trump no Salão Oval.
“Acho que estamos muito bem avançados em um acordo, mas ainda não fizemos um acordo. Então, não gosto de falar sobre manutenção da paz até que tenhamos um acordo. Gosto de fazer as coisas. Não quero dar um sinal de azar”, ele acrescentou.
Observando que seu governo teve “conversas muito boas” com a Rússia e a Ucrânia, Trump também disse que não acredita que o presidente russo Vladimir Putin invadiria a Ucrânia novamente após um possível acordo ser feito, expressando confiança de que um acordo será mantido.
“Acho que, enquanto tivermos um acordo, será o acordo”, disse Trump. “Se eu não ganhasse a eleição, acho que nem estaríamos falando com Putin agora.”
Mais tarde, perguntado sobre confiar em Putin, Trump disse: “Confiar e verificar, vamos chamar assim.”
Falando sobre a próxima visita do presidente ucraniano Zelensky nesta sexta-feira (28), Trump disse que eles assinariam um acordo, que um funcionário do governo da Casa Branca descreveu como uma “parceria econômica” que incluiria minerais de terras raras.
“O presidente Zelensky virá me ver na sexta-feira de manhã, e assinaremos um acordo muito importante para ambos os lados, porque realmente nos levará para aquele país. Trabalharemos lá. Teremos muitas pessoas trabalhando lá. E então, nesse sentido, é muito bom. É um apoio. Não acho que ninguém vai brincar se estivermos lá com muitos trabalhadores, e tendo a ver com terras raras e outras coisas que precisamos para o nosso país, e nós apreciamos muito isso”, disse Trump.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br