O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (21) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “não tem cartas” e que a presença dele não é “importante em reuniões”. Trump também alertou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderia tomar toda a Ucrânia “se quisesse”.
“Estou observando há anos e o vejo negociar sem cartas. Ele não tem cartas. E você fica enjoado disso. Você simplesmente fica enjoado disso. E eu estou farto”, disse Trump em uma entrevista no “The Brian Kilmeade Show” da Fox News Radio depois que Kilmeade o pressionou sobre a Rússia ser a culpada pela guerra.
“Ele está em uma reunião há três anos e nada foi feito. Então, não acho que ele seja muito importante para estar em reuniões, para ser honesto com você”, continuou Trump sobre Zelensky. “Ele torna muito difícil fazer acordos. Mas veja o que aconteceu com seu país, ele foi demolido.”
O presidente dos EUA também disse que Putin poderia tomar toda a Ucrânia “se quisesse”, acrescentando que é por isso que Zelensky deveria estar trabalhando em direção a um acordo com a nação que invadiu há quase três anos.
“Ele quer fazer um acordo”, disse Trump sobre Putin, “e ele não precisa fazer um acordo, porque se quisesse, ele ficaria com o país inteiro.”
Trump criticou duramente o ex-presidente americano Joe Biden e Zelensky, acusando-os de não fazerem o suficiente para trabalhar em direção a um acordo que poderia ter evitado a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.
“Putin poderia ter sido dissuadido disso tão facilmente, mas eles não sabiam como falar”, disse Trump. O presidente também afirmou que “não estava tentando tornar Putin mais legal ou melhor”, mas acrescentou que a guerra nunca deveria ter acontecido.
Ele também expressou decepção com a rejeição de Zelensky ao acordo de minerais de terras raras.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br