O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que planeja retomar a relação com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em seu segundo mandato.
Em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, o republicano afirmou que acha que “é um grande trunfo para todos que eu me dê bem com ele [Kim Jong-un]”.
“Posso dizer que o Japão gosta da ideia, porque seu relacionamento não é muito bom com ele [Kim]”, comentou o presidente dos EUA.
“Se eu puder ter relação não apenas com ele, mas com outras pessoas em todo o mundo onde parece haver dificuldades, acho que é um tremendo trunfo para o mundo, não apenas para os Estados Unidos”, acrescentou o presidente dos EUA.
Em 2019, Trump se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar em solo norte-coreano. Na ocasião, se encontrou com Kim.
Ishiba foi perguntado por Kaitlan Collins, da CNN, se ele quer que Trump retome o contato com o líder norte-coreano. O premiê ressaltou que isso é algo que os EUA precisam decidir por si mesmos.
Ele destacou ainda que acha que “seria ótimo” resolver problemas com o país, o que inclui a desnuclearização.
“Gostaríamos de continuar a cooperar com eles”, disse Ishiba.
*Simone McCarthy, da CNN, contribuiu com a reportagem
Fonte: www.cnnbrasil.com.br