Sem duvida que a segunda guerra mundial , foi algo que transformou a mente e a realidade da sociedade para todo o sempre.
A evolução da tecnologia e a amplitude de deslocação a uma maior área geográfica com mais rapidez, fez ,não somente, com que a velocidade de deslocação de povos e mercadorias , como também da informação e implementação de modos e costumes.
Nesse sentido, comentamos sobre um dos vários exemplos de arqueologia marítima , como um dos exemplos da expansão dessa tecnologia.
“U513”, um dos submarinos que se encontra afundado ao largo de Santa Catarina , Brasil, á mais de 73 anos , do qual sobreviveram somente 7 tripulantes.
Mas qual a relação do U513 e o mundo do vinho?
Resposta ? Algo que consumiam a bordo!
Fazendo parte da famosa “Alcateia” , o “U 513” é um dos muitos que se encontra afundado no Atlãntico Norte , mas todos tinham uma referência em comum , com algo que consumiam a bordo , tanto para festejo como para se aquecerem ,nos longos percursos na Atlãntico Norte …. o “Schnaps”.
“Schnaps” é um destilado , Aguardente , que era concebido com uma variedade de frutos ,que lhe dava um corpo adequado e aromatizado , que os fazia recordar da sua terra , em longas distãncias de serviço.
Na atualidade , ainda consumido , mesmo aqui no Brasil , já tinha sido trazido e produzido , pelos primeiros emigrantes alemães no final do sec.XIX como suplemento gastronómico cultural , como também como algo a recordar , também , da terra natal , á mesa.
Assim sendo , fica aqui uma referência cultural , com um registo histórico , que acompanhava , toda uma nação , como referência cultural ,deixando o ambiente de conflito de lado , mas principalmente , referenciando as formas de “deslocação” presentes ,agora,como registo arqueológico afundado nas Costas de Santa Catarina á 73 anos.
“U513” e o “Schnaps”, por João Carlos Farrapa
Marília
nublado
22.6
°
C
22.6
°
22.6
°
79 %
3.1kmh
89 %
qui
32
°
sex
32
°
sáb
32
°
dom
29
°
seg
23
°