Ação integra parte das atividades de extensão do curso de língua italiana da Universidade
A Universidade de Marília (Unimar) por meio do Departamento de Relações Internacionais (NIPEX/DRI) lança neste sábado, dia 03 de junho, à partir das 9h, a exposição fotográfica histórica “Italianos de Marília”, com o objetivo de comemorar as festividades da “Festa della Repubblica”, feriado italiano que celebra a democracia do país. A mostra estará no anfiteatro do bloco 9 e toda comunidade está convidada.
A iniciativa visa também homenagear todos os italianos pioneiros e seus descendentes que contribuíram direta ou indiretamente com a construção da cidade de Marília nas áreas culturais, educacionais e econômicas, destacando a grande contribuição para o desenvolvimento local.
Segundo a Coordenadora de Relações Internacionais da Unimar, Profa. Dra. Walkiria Ferrer é de suma importância que valorizemos nossa memória histórica. “Um povo que conhece seu passado, consegue planejar melhor o seu futuro. Acreditamos que esta singela iniciativa em muito contribuirá para despertarmos em nossos alunos, bem como na comunidade externa, e este importante senso de preservação da memória histórica”, ressalta.
O evento contará com a abertura oficial, às 9h, na exposição “Italianos de Marília” no anfiteatro do bloco 9 no campus da Unimar, e às 10h30 a Profa. Maria Lucilene Moreira Alves irá ministrar a palestra “Expressões e palavras criadas por Dante e usadas até hoje”, que fala sobre o pai da língua italiana, o poeta Dante que deixou um legado na história da literatura, inventando palavras e expressões que se tornaram famosas em toda a Itália.
O evento conta com o apoio da Comissão Organizadora dos Registros Históricos, da Câmara Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Cultura. Além dos patrocinadores: Consulado Geral da Itália em São Paulo e Marilan Alimentos.
“A exposição integra as ações de extensão do curso de língua italiana da Unimar, criado em 2023 em parceria com o Consulado Geral da Itália em São Paulo e Embaixada da Itália no Brasil, como parte do processo de internacionalização da instituição”, finaliza Walkíria.