O evento visa discutir a importância da preservação da memória e a produção de conhecimento
Com o tema “Arquivos: territórios de vidas”, a VII Semana Nacional de Arquivos promete ser um espaço de reflexão e aprendizado sobre o valor dos arquivos na preservação da memória e na produção de conhecimento. Realizado pela Universidade de Marília (Unimar), Hospital Beneficente Unimar (HBU), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), o evento será nos dias 6 e 7 de junho, no anfiteatro do bloco 8.
De acordo com a arquivista do Centro de Documentação da Unimar (CDU), Danielle Souza Righetti, o evento é proposto pelo Arquivo Nacional e Fundação Rui Barbosa. “O objetivo da Semana de Arquivos é incentivar o debate e propagar conhecimento sobre instituições de memória, centros de documentação e demais órgãos com acervos arquivísticos, combinando atividades presenciais e online para atender a todos os interessados”, explica.
Durante os dois dias, diversas atividades estão programadas para uma rica imersão nesse universo. No primeiro dia, 6 de junho, haverá uma roda de conversa sobre o papel do pesquisador na produção audiovisual, focada no documentário sobre o renomado fotógrafo Sebastião Leme. Nesse debate, serão exploradas as formas como os pesquisadores, como arquivistas e bibliotecários, contribuem para a recuperação de informações que moldam o roteiro de obras audiovisuais, utilizando documentos e materiais preservados nos arquivos.
Já no segundo dia, 7 de junho, a atenção se volta para a memória e a pesquisa em arquivos da saúde. Nessa apresentação, será ressaltada a importância dos acervos de prontuários e documentos históricos dos arquivos de saúde como fontes valiosas para pesquisas científicas, históricas e culturais.Além dessas atividades, também haverá a comemoração dos 20 anos do curso de Arquivologia da Unesp, campus de Marília.
As inscrições para o evento estão disponíveis no site https://www.even3.com.br/7-semana-nacional-de-arquivos-343224/, além de informações sobre a programação e os palestrantes. O evento será híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da unimar: dia 1 – https://www.youtube.com/live/ItaCQlV4dSw?feature=share e dia 2 – https://www.youtube.com/watch?v=q2j8t0OlYhg. Toda a comunidade está convidada.