spot_img
spot_img

Van Hattem recebe 31 votos e deputados veem “traição“ do PL em eleição

spot_img

Mais notícias

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos na eleição para a presidência da Câmara realizada no sábado (1°). A CNN apurou que lideranças da bancada do PL estimam que parlamentares da sigla deram ao menos 15 votos para o candidato do Novo.

A bancada do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, apoiou oficialmente o presidente eleito, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que teve 444 votos e era o favorito consolidado.

O voto dos deputados, no entanto, é secreto. Por isso, mesmo com apoio formal das siglas são esperadas as chamadas “traições”. Na prática, os apoios dos partidos não garantem a conversão total dos votos dos deputados de cada grupo.

A bancada do Novo tem apenas quatro deputados e é uma das menores da Casa. Enquanto o Partido Liberal é o maior da Câmara, atualmente com 92 deputados. As duas siglas são oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre as pautas defendidas por van Hattem estavam a “anistia a todos os perseguidos políticos” e o “combate aos abusos de autoridades”. Em seu discurso no plenário, antes da votação, declarou que a primeira pauta que o presidente da Câmara deveria defender era o impeachment de Lula.

Dissidentes na base

O Novo e o PSOL foram os únicos partidos da Casa que não declararam apoio a Motta, que tinha como seu principal cabo eleitoral o endosso do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Essa foi a terceira vez que van Hattem se candidatou para a cadeira de presidente da Casa. Também disputou em 2021 e 2023, quando recebeu 13 votos e 19 votos, respectivamente. Nas duas ocasiões, perdeu para Lira.

Neste ano, alcançou o seu maior placar. Na disputa, van Hattem foi o segundo mais votado, ficando na frente do deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que teve 22 votos.

Deputados ouvidos pela CNN ainda avaliaram que o apoio recebido nas urnas por Henrique Vieira também inclui votos de dissidentes de partidos da base governista, como de integrantes da federação partidária formada por PT, PV e PCdoB, que apoiou Motta.

Isso porque a bancada do PSOL tem apenas 13 deputados. O partido compõe a federação partidária com a Rede Sustentabilidade, sigla que tem somente o deputado Túlio Gadêlha (PE) como representante na Casa e que apoiou Motta.

Apesar das traições na disputa, deputados minimizaram o placar e as possíveis “traições”. A avaliação é que o processo envolve eventuais divergências internas nas siglas e é visto como algo “natural” na política.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
chuva fraca
22.8 ° C
22.8 °
22.8 °
90 %
1.6kmh
100 %
dom
23 °
seg
22 °
ter
23 °
qua
27 °
qui
25 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias