O Vaticano afirmou nesta quarta-feira (23) que pode estender o prazo para que os fiéis visitem o corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro até depois da meia-noite em Roma, no horário local (19h de Brasília), devido ao grande número de visitantes.
Francisco, que morreu aos 88 anos na segunda-feira (21), está sendo velado há três dias. O Vaticano havia planejado originalmente encerrar as visitas à meia-noite de quarta e quinta-feira, no horário local (19h de Brasília), e às 20h de sexta-feira (15h de Brasília).
O funeral do pontífice acontecerá no sábado (26) às 10h, no horário local (5h, no horário de Brasília), devendo reunir diversos líderes mundiais, incluindo Javier Milei, presidente da Argentina, terra natal de Francisco, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Morte do papa Francisco
O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu a liderança da Igreja Católica em março de 2013.
Ele marcou a história da instituição como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado na segunda-feira (21).
Cardeais de todo o mundo se dirigem agora a Roma e ao Vaticano para participar do conclave, a eleição secreta que elegerá o próximo papa. Isso deve ocorrer no início de maio.
Os clérigos relembraram o pontificado de Francisco, destacando sua “humildade e bravura”.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br