O Vaticano divulgou, na manhã deste sábado (10), o brasão, o lema e a foto oficial do papa Leão XIV, eleito na quinta-feira (8).
O brasão é composto por um escudo dividido na diagonal em duas partes: a de cima tem um fundo azul e o símbolo de um lírio branco; já a de baixo, um fundo claro e a imagem de um livro fechado sobre o qual há um coração trespassado por uma flecha – símbolo que remete à Ordem de Santo Agostinho.
A combinação remete à experiência de conversão de Santo Agostinho, que ele explicava com as palavras “Vulnerasti cor meum verbo tuo” (“Feriste meu coração com a tua Palavra”, em português).
Os traços restantes são os mesmos que Leão XIV já utilizava em seu brasão anterior, escolhido na época de sua consagração episcopal – assim como o lema “In Illo uno unum”, pronunciado por Santo Agostinho em um sermão para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
O próprio pontífice chegou a explicar as escolhas, em entrevista concedida em julho de 2023: “Como se depreende do meu lema episcopal, a unidade e a comunhão fazem parte justamente do carisma da Ordem de Santo Agostinho e também do meu modo de agir e pensar. Acredito que é muito importante promover a comunhão na Igreja, e sabemos bem que comunhão, participação e missão são as três palavras-chave do Sínodo”, disse.
“Portanto, como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental. Santo Agostinho fala muito sobre a unidade na Igreja e sobre a necessidade de vivê-la”, concluiu.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br