spot_img
spot_img

Ventos fortes interrompem viagens e fecham locais históricos na China

Mais notícias

Ventos fortes, que foram comparados a tufões pelos moradores de Pequim, capital da China, forçaram o fechamento de locais históricos e interromperam diversas viagens.

Janelas tremeram e árvores caíram sobre calçadas e carros, sacudidas por rajadas de vento impulsionadas por um vórtice frio da vizinha Mongólia, que fez as temperaturas despencarem.

Os ventos, que começaram na sexta-feira (11), devem continuar durante todo o fim de semana, com rajadas de até 150 km/h, informou a agência de notícias oficial Xinhua. Eles trouxeram nevascas tardias na Mongólia Interior e granizo no sul da China.

Pequim emitiu seu segundo alerta máximo de vendaval neste fim de semana (pela primeira vez em uma década), alertando 22 milhões de civis para evitar deslocamentos não essenciais, já que os ventos podem quebrar recordes de 1951.

Após alertas anteriores, alguns moradores disseram que ficaram muito nervosos, mas ainda assim conseguiram se locomover.

A mídia local informou que, durante a tarde deste sábado (12), os ventos derrubaram 703 árvores, enquanto 693 voos foram cancelados nos dois aeroportos internacionais de Pequim (Pequim Capital e Pequim Daxing). Além disso, uma maratona com robôs humanoides competindo com humanos em uma tentativa de mostrar os avanços tecnológicos da China precisou ser remarcada para domingo (13).

Diversos carros e calçadas foram destruídas por árvores, que foram sacudidas por rajadas de vento impulsionadas por um vórtice que desloca-se da Mongólia, e que fez com que as temperaturas caíssem drasticamente no centro-leste da Ásia.

Os ventos dominaram os bate-papos nas redes sociais, com muitas pessoas expressando preocupação com os entregadores de comida que enfrentam as condições.

“Em um clima como esse, podemos escolher não pedir entrega — é muito difícil para eles”, escreveu um usuário do Weibo.

Tempestades de areia que se alastram por uma área da Mongólia Interior até a região do Rio Yangtze prejudicaram o tráfego rodoviário em oito províncias, informaram a agência de notícias Xinhua e a emissora estatal CCTV.

Espera-se que tempestades de areia atinjam Xangai da tarde de sábado até a manhã de domingo.

Ventos fortes trazendo areia e poeira da Mongólia são comuns na primavera, mas as mudanças climáticas tornaram os eventos climáticos mais extremos.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
79 %
1.9kmh
95 %
dom
24 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
23 °
qui
28 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias