Um voo transportando mais de 200 pessoas de Bali, na Indonésia, para Melbourne, na Austrália, foi forçado a dar meia-volta depois que um passageiro tentou forçar a abertura de uma porta do avião enquanto a aeronave sobrevoava o Oceano Índico, disse a companhia aérea Jetstar em um comunicado nesta terça-feira (1º).
“Tivemos uma aeronave retornando para Denpasar (aeroporto de Bali) ontem à noite depois que um passageiro disruptivo tentou abrir uma das portas da aeronave e foi abusivo com nossa tripulação”, disse a companhia aérea sobre o caso na noite de segunda-feira (31).
O passageiro foi retirado da aeronave pelas autoridades locais em Bali, acrescentou.
De acordo com um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher na parte de trás da aeronave conseguiu levantar a maçaneta da porta antes que um sinal alertasse a tripulação, disse o capitão pelos alto-falantes do avião.
Dados do site de rastreamento de voos Flightradar24 mostraram que o avião deu meia-volta sobre o Oceano Índico cerca de uma hora após o voo.
A Jetstar não disse exatamente quantos passageiros e tripulantes estavam no avião viajando de Bali para Melbourne.
“A segurança e o bem-estar de nossos clientes e tripulação são nossa maior prioridade e agradecemos a eles pela maneira como responderam à situação”, afirmou a companhia aérea em seu comunicado.
“Esse tipo de comportamento inaceitável nunca será tolerado em nossos voos”, acrescentou.
Casos de passageiros indisciplinados foram relatados no passado, incluindo pessoas acionando saídas de emergência e deslizando por um escorregador de retirada, batendo e mordendo comissários de bordo, bem como dando socos na tripulação de voo, forçando a aeronave a desviar de seu destino pretendido.
No ano passado, um passageiro foi acusado em um tribunal federal dos EUA após forçar a abertura de uma porta de avião e ferir um comissário no meio do voo, levando outros passageiros no voo da American Airlines de Milwaukee para Dallas a prendê-lo com fita adesiva.
Em 2023, um homem que abriu a porta de emergência de um avião da Asiana Airlines pouco antes de pousar. Ele disse à polícia que se sentiu sufocado e queria sair do avião rapidamente. A companhia aérea respondeu interrompendo a venda de assentos perto das saídas de emergência nos Airbus A321.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br